Gigantes da tecnologia correm para apresentar seus projetos

Talvez você ainda se lembre que a principal utopia, ainda no século XX, eram os carros voadores, mas enquanto eles não chegam, temos a Inteligência Artificial ou IA – para os mais íntimos. E nos últimos anos, a IA tem sido o centro das atenções – e investimentos – das big techs, como Microsoft, Amazon, Google e Facebook. 

A corrida ficou mais disputada depois do lançamento do ChatGPT, uma ferramenta focada em fornecer informações e conteúdo ao usuário, proporcionando agilidade e produtividade. Mas a grande dúvida ainda é: como usar com segurança? Como integrar a IA à rotina das empresas, seja na produção ou no atendimento ao cliente?

Habilidades 

Uma das principais vantagens da IA é sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados em tempo real e aprender com esses dados. Isso permite que as empresas personalizem sua oferta de produtos e serviços para atender às necessidades individuais de seus clientes, melhorando assim a experiência do usuário e a fidelidade do cliente.

Pensando em melhorias, a Coca-Cola Company firmou contrato com as parceiras Bain & Company e OpenAI, com objetivo de aprimorar seu marketing por meio de IA de ponta e explorar maneiras de ampliar suas capacidades e operações comerciais.

A tendência, portanto, é se aproximar cada vez mais da IA e incorporá-la ao ambiente de negócios, tornando a experiência mais ágil e cômoda para clientes e funcionários. 

Desafios

A IA é uma inovação que pretende mudar a forma como as pessoas se comunicam, trabalham, compram e adquirem informações. Talvez, esteja próxima da mudança que o e-mail trouxe para diversas áreas, como a da Comunicação, que não precisou mais enviar releases por correio. 

Por outro lado, existem alguns desafios que devem ser levados em conta. Um deles é a ética. Para além da criação e funcionamento da ferramenta, as empresas também deverão encontrar o equilíbrio entre tecnologia e segurança, levando em consideração os diversos problemas causados por vazamento de dados e hackers. No Brasil, o Marco Legal da Inteligência Artificial pode ajudar nessa regulamentação. 

Apesar dos desafios, a corrida pela IA é inevitável e a empresa que conseguir desenvolver a tecnologia de IA mais avançada e ética terá uma enorme vantagem competitiva. Além disso, as equipes terão maior rendimento do tempo de trabalho, podendo focar em áreas que exijam mais foco, como intelectual e criativo.