Contratos baseados em valores e propósitos, com linguagem simples, que conectam pessoas e constroem relações claras, duradouras e justas. Esse é o mote principal do inédito Treinamento Internacional Conscius Contratcs, que será ministrado no Brasil pela autora do best seller Lawyers as Peacemakers, Practicing Holistic, Problem-Solving Law, J Kim Wright.

Organizado pela Humana 3C – empresa dedicada à realização de cursos abertos e treinamentos com objetivo de valorizar a comunicação interpessoal, a conexão humana e a gestão consensual e inteligente de conflitos – o Treinamento acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo e 26 a 28 de agosto, no Rio de Janeiro.

Voltado para advogados, estudantes e demais profissionais que atuem em contratos, o Treinamento apresentará este novo Movimento Integrativo priorizando a conscientização das relações na criação de modelos de contratos. Para Marcello Vieira Machado Rodante, idealizador da Humana 3C e responsável pela vinda de Kim ao Brasil, o modelo tradicional de concepção de contratos já está sendo largamente questionado. “É eminente e necessária a mudança de mentalidade, perspectiva e de paradigma. Através do treinamento, veremos como empresas de pequeno, médio e grande porte podem alinhar seus documentos legais com os valores que elas efetivamente cultivam, criando relacionamentos sustentáveis, de longo prazo e com ganhos significativos na criação de alianças”, explica.

Diferenças entre contratos convencionais e contratos conscientes

CONTRATOS CONVENCIONAIS CONTRATOS CONSCIENTES
Racionais, sem emoções Conscientes, aceitando as emoções
Competitivos: foco em ganhar da outra parte Soluções equitativas / Relação ganha-ganha
Ambíguos com linguagem Legal densa Transparência: interesses sinceros
Advogados: controle e padronização Colaboração entre advogados, clientes e outros profissionais
Não se questionam os verdadeiros interesses Contrato é baseado na missão, visão e valores
Resolução de Conflitos: juiz como árbitro e responsável por decidir quem tem razão Resolução de conflitos: é prevista pelas partes envolvidas, com soluções pré-estabelecidas
Perante conflito: ruptura da relação, alto risco Perante conflito: cria confiança e mantém as relações

 

Sobre J Kim Wright

J Kim Wright, reconhecida como uma líder global no Movimento Integrativo para transformar a Lei, viaja pelo mundo proferindo palestras em faculdade de Direito e Ordens de Advogados com o objetivo de conectar advogados que compartilham da crença em tratar os relacionamentos e os contratos com a importância que eles realmente têm em sua essência.

Kim se considera uma conectora de advogados e, segundo ela, a evolução está acontecendo em todos os lugares. “Existe uma nova consciência que está surgindo no mundo e os advogados fazem parte dela. Estamos criando um sistema legal para uma nova sociedade consciente e integrativa” (tradução livre). Dentre o Movimento Integrativo estão relacionados temas como: Lei colaborativa, Justiça restaurativa, Jurisprudência Terapêutica, Mediação transformativa e Direito preventivo.

Ela é Doutora em Direito pela Universidade da Flórida, iniciou carreira em 1989 e desde 1994 é membro ativo da Associação de Advogados da Carolina do Norte. Entrou na Faculdade de Direito aos 29 anos para ser uma agente de mudança. Sua carreira tem se concentrado em abordagens plurais, sendo pioneira na adoção de sistemas de mediação, justiça restaurativa, resolução criativa de problemas e em contratos baseados em valores.

É autora dos livros:  Lawyers as Peacemakers, Practicing Holistic, Problem-Solving Law (ABA 2010) e Lawyers as Changemakers, The Global Integrative Law Movement (ABA Publishing, December, 2016).

Mais informações sobre seu trabalho: http://jkimwright.com/